Escola Meu Castelinho


Aprendizagem por meio da investigação

Agendar visita

Ou

Trabalhe Conosco

A nossa história

A Escola Meu Castelinho atende crianças de 3 meses até 6 anos de idade, em São Paulo, com unidades nos bairros do Itaim Bibi e Pinheiros.

A nossa experiência com Educação Infantil teve início em 1968 juntamente com um ideal: proporcionar às crianças experiências práticas e oportunidades para construírem conhecimentos de forma investigativa, lúdica e criativa.

Desde então, nos especializamos em uma educação voltada especialmente para a primeira infância e aprimoramos nosso olhar para essa fase tão sensível do desenvolvimento humano, a partir de referenciais das metodologias ativas, conciliando em nosso propósito: inovação e tradição de mais de meio século dedicados à Educação Infantil.

Aqui a brincadeira é o eixo central e ponto de partida para a construção de conhecimentos, a vivência de valores e a elaboração de atitudes, em um processo em que as crianças são protagonistas e investigadoras do mundo que as cerca.

A nossa equipe é formada por educadores experientes e especialistas em diversas áreas, como psicologia, fonoaudiologia, psicomotricidade, nutrição, música e pedagogia, que está em constante atualização profissional, por meio de um projeto de formação continuada. Acreditamos que trabalhar com Educação de qualidade requer investimento, especialmente nas pessoas, para garantir uma prática pedagógica pautada nos princípios e valores norteadores da proposta pedagógica do Meu Castelinho.

Conheça o blog da escola e saiba mais sobre o que pensam nossos educadores especialistas

Conheça nosso blog Agendar visita

Conheça todas as unidades do Meu Castelinho

Pinheiros (Berçário e Educação Infantil)

🏫 Rua Cunha Gago, 611

☎️Tel: 3032-1024

A unidade de Pinheiros foi inaugurada em 1996 e com o passar dos anos foi ampliada, duplicando os ambientes de aprendizagem para as crianças, com uma estrutura física planejada para favorecer as vivências, interações e brincadeiras, elementos essenciais para o percurso de desenvolvimento na primeira infância.


A escola é um grande quintal, com cinco áreas ao ar livre, que privilegiam o contato com a natureza, o desenvolvimento de habilidades e onde os grupos podem frequentar simultaneamente: playgrounds, pátio, quadra, jardim e horta.


As salas ambiente são organizadas de acordo com a intencionalidade pedagógica dos educadores e oferecem recursos, instalações e materiais para diversas experiências educativas: sala de movimento, ateliê de artes, sala de teatro, sala Pikler, casinha.

Saiba mais

Itaim Bibi (Educação Infantil)

🏫 Rua Pedroso Alvarenga, 189

☎️Tel: 3079-0820

O Meu Castelinho faz parte da história do Itaim Bibi, pois a 1ª unidade nasceu nesse tradicional bairro de São Paulo há 50 anos na rua Itacema. Em 2023 mudamos para a rua Pedroso Alvarenga e ampliamos as oportunidades de aprendizagem das crianças, com ambientes projetados para favorecer as vivências, interações e brincadeiras, elementos essenciais para o percurso de desenvolvimento na primeira infância.


Na nova unidade as crianças têm acesso a amplas áreas ao ar livre, que possibilitam o contato com a natureza e o desenvolvimento de habilidades, além de proporcionar muita diversão: playground, jardim e quadra.


As salas ambiente são organizadas de acordo com a intencionalidade pedagógica dos educadores e oferecem recursos, instalações e materiais para diversas experiências educativas: sala sensorial, casinha e ateliê de artes.

Saiba mais

Nova Unidade - Itaim Bibi (Berçário)

🏫 Rua Itacema, 179

☎️Tel: 3071-2508

Na nova unidade as crianças têm acesso a amplas áreas ao ar livre, que possibilitam o contato com a natureza e o desenvolvimento de habilidades, além de proporcionar muita diversão: playground, jardim e quadra.


As salas ambiente são organizadas de acordo com a intencionalidade pedagógica dos educadores e oferecem recursos, instalações e materiais para diversas experiências educativas: sala sensorial, casinha e ateliê de artes. A unidade da rua Itacema foi reformada e especialmente projetada para oferecer os cuidados e estímulos de que as crianças pequenas precisam nos primeiros três anos de vida.


Com inspiração nas abordagens Pikler e Montessori, os ambientes proporcionam conforto, segurança e estímulos para favorecer ao máximo o desenvolvimento de habilidades e competências nessa fase tão importante, que é a primeiríssima infância.


Com duas amplas áreas ao ar livre, a nova unidade proporciona espaços para as crianças gastarem e investirem energia, vivenciarem o contato com a natureza, experiências no jardim, na horta e também com a arte, presente na escola, que envolve o cotidiano lúdico das crianças!


Essa nova unidade no Itaim Bibi também tem um projeto para receber crianças e adultos convidados, para participação de oficinas e utilização do coworking, respectivamente. A nossa ideia é oferecer tranquilidade para mães e pais trabalharem, enquanto seus filhos se divertem e aprendem!


Confira e garanta a vaga do(a) seu(sua) filho(a)!

Contextos de aprendizagem

O fazer e o agir das crianças estão no centro do projeto educativo da escola, portanto, as Brincadeiras e as Interações são os eixos estruturantes das práticas pedagógicas, organizadas e planejadas com base nos Contextos de Aprendizagem.


Conheça alguns:

Brincadeiras Corporais

As crianças têm oportunidades frequentes para testar o corpo e explorar o meio ao redor, com liberdade de movimento e um ambiente pensado e preparado para sua fase de desenvolvimento. Nesse percurso de aprendizagem, desenvolvem a psicomotricidade, a capacidade de superar desafios e a autoconfiança.


Experiências sensoriais

No contato com ingredientes e materiais de diferentes texturas, temperaturas, consistências, cores e formatos, as crianças entram em contato com diversos conceitos e materialidades, levantam hipóteses, pesquisam, desenvolvem habilidades motoras e lógicas, enquanto exploram e se divertem!

Jogos simbólicos

Os jogos simbólicos representam a experiência do brincar livre, no contato com objetos representativos, que provocam as crianças a criarem ações, enredos e brincadeiras a partir dos próprios interesses. Essas experiências propiciam a ampliação de diversas competências, como a autonomia, o desenvolvimento da linguagem, de habilidades de coordenação motora e soft skills.

Vivências na natureza

Brincar na natureza é essencial para o desenvolvimento cognitivo e emocional das

crianças, por isso os espaços ao ar livre, jardins e canteiros da escola representam laboratórios vivos que favorecem a aprendizagem.

As crianças convivem com o jabuti que mora na escola e são estimuladas a observar plantas, investigar os jardins e a horta, para que conheçam diversas formas de vida e aprendam a respeitar as diferenças e a natureza.

Experiências linguísticas

As crianças são estimuladas, desde cedo, a comunicar-se e estabelecer diálogos, ouvir o que os outros têm a dizer, elaborar comentários e argumentos para defender pontos de vista. As Rodas fazem parte das vivências especialmente planejadas para o desenvolvimento da linguagem e oferecem oportunidades para a leitura de histórias, conversas para compartilhamento de ideias, vivências, sentimentos e também para troca de informações sobre diferentes temas.


Experiências artísticas

Conviver com diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas, locais e universais, possibilita às crianças vivenciar diversas formas de expressão e linguagens, como as artes visuais (pintura, modelagem, colagem, fotografia, etc.), a música, o teatro, a dança, entre outras. Nessas experiências, elas ampliam o próprio repertório, criam suas próprias produções artísticas ou culturais e  exercitam a autoria.

Saiba mais

Atividades com

educadores especialistas

Atividades ministradas por especialistas em diversas áreas visam complementar a proposta educacional e pedagógica da Educação Infantil. Algumas estão presentes no currículo e outras são opcionais e oferecidas no contraturno escolar.

Curriculares

Musicalização

Psicomotricidade

Inglês (a partir da Educação Infantil)

Yoga (a partir do grupo Jardim)


Extracurriculares

As atividades extracurriculares acontecem no período do contraturno escolar e envolvem diversas modalidades, como:

Judô

Ballet

Capoeira

Futebol

Circo

Robótica

Saiba mais sobre as vivências com especialistas 2024

Horários de frequência

Meio Período

Manhã: Das 8h às 12h

Tarde: Das 13h30 às 17h30

Período

Semi-Integral

Manhã: Das 8h às 15h30

Tarde: Das 10h às 17h30

Período Integral

Das 8h às 18h ou 8h30 às 18h30

Programa Bilíngue

Os períodos estendidos, como o semi ou integral, oferecem diariamente vivências e propostas recreativas em Inglês no Programa complementar bilíngue. As vivências ensinam as crianças a compreenderem e a pensarem na língua desde pequenas, são repletas de histórias e músicas, e contam com o auxílio de materiais concretos como fantoches, brinquedos, cartões, músicas, pôsteres, jogos, dentre outros.

Os grupos também participam de projetos literários e engajam-se em jogos, brincadeiras, culinárias e atividades de artes - propostas que proporcionam diferentes experiências pedagógicas e, consequentemente, o real e significativo aprendizado da segunda língua.

Venha nos conhecer

Conheça um pouco mais sobre a

Cultura do Meu Castelinho

Confira algumas publicações na nossa página do Instagram, um espaço para compartilhamento de ideias e experiências pedagógicas

Você conhece o nosso blog?

Confira artigos dos nossos educadores especialistas com dicas sobre desenvolvimento infantil, parentalidade e abordagens pedagógicas!

Estimule o senso de colaboração e autonomia! Conheça os benefícios da leitura para crianças pequenas

Agende uma visita

As visitas podem ser agendadas por meio do preenchimento do Formulário de Contato Inicial abaixo:

Clique no botão abaixo para enviar seu currículo

Trabalhe Conosco

Após o preenchimento do formulário a equipe de relacionamento entrará em contato para:


1 - Passar as informações gerais

2 - Agendar uma visita para apresentação da proposta pedagógica e do espaço físico na unidade de interesse